terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

NASCEU COM TRISSOMIA 21 MAS SEMPRE LUTOU POR UMA VIDA NORMAL. A PAIXÃO PELOS CAVALOS DÁ-LHE EMPREGO E ÂNIMO.

Henri Turquin, 19 anos, mora em Lisboa, é tratador de cavalos Equitop, na escola de equitação de Cascais.
Tem 19 anos e um sorriso sempre pronto a espreitar, sobretudo quando a conversa chega ao seu tema preferido: os cavalos, animais com que lida desde os cinco anos.
Henri Turquin, filho de pai francês e mãe portuguesa, nasceu em Lisboa, onde vive com os pais e os dois irmãos. À nascença, foi-lhe detectada a síndrome de Down, também conhecida por trissomia 21, que resulta de uma alteração genética durante os primeiros tempos de gravidez. A existência de um cromossoma a mais condiciona todo o desenvolvimento intelectual da criança mas Henri é a prova de que é possível ter uma vida normal.


“ Trabalho com cavalos numa coudelaria perto de Caxias e vou sozinho para lá todos os dias. Aponho dois autocarros e o comboio”, conta Henri. Começou a montar aos cinco anos e, com o dinheiro que juntou do seu próprio ordenado, já conseguiu comprar uma égua, a “ Boneca “, que vive no monte do avô, em Coruche. “ Gosto muito de andar a cavalo, dá-me muita paz”, conta o Henri.
Estudou até ao 8º ano - a dificuldade em desenvolver abstractos, como a matemática, é uma das dificuldades de quem sofre síndrome de Down - mas expressa-se perfeitamente em português e em francês.
Henri mantém desde há vários meses uma nova batalha - há cerca de um ano, foi-lhe diagnosticada uma leucemia, doença contra a qual tem lutado com todas as forças. “ Ele é um campeão e sabemos que ele vai superar as dificuldades”, diz a mãe, Carmo Teixeira.

“ TRABALHO EM CAXIAS E APANHO DOIS AUTOCARROS E O COMBOIO SOZINHO TODOS OS DIAS “


Além da paixão pela equitação e todas as actividades relacionadas com os cavalos. Henri Turquin sempre foi um jovem irrequieto. Pratica natação – e só a doença que o tem apoquentado o afastou dos Mundiais de Natação Adaptada, que aconteceram no ano passado em Albufeira, no Algarve. Mas está pronto a voltar às piscinas assim que recuperar a forma.

Sem comentários:

Enviar um comentário