terça-feira, 13 de abril de 2010

SCTP vence primeira edição do Prémio Acessibilidade aos Transportes

Ao classificar-se em primeiro, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (SCTP) ganhou 25 mil euros, enquanto os segundo e terceiro classificados - a Comboios de Portugal (CP) e a Câmara Municipal de Lagos, respetivamente - vão receber 15 mil e 10 mil euros.
O anúncio foi feito hoje em Lisboa, durante uma conferência promovida pelo instituto.
A concurso estiveram sete candidaturas admitidas pelo júri, constituído por representantes do IMTT, do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Associação Portuguesa de Deficientes, da ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal e do Centro Português de Design.
Segundo informação da organização, o objectivo era distinguir um projecto que se destacasse pela acessibilidade e pela integração de soluções inovadoras e eficientes, sobretudo no que se refere às pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, para contribuir para a eliminação efetiva de barreiras.
Entre os participantes estiveram também a Fertagus, a parceria EMEL/EasyBus e a Carris.
O júri considerou, no entanto, que a SCTP (que apresentou duas candidaturas) correspondeu da melhor forma ao desafio proposto, ao mostrar uma «visão abrangente e global» na melhoria do acesso à sua rede de transportes públicos e ao intervir num conjunto de áreas que facilitam a acessibilidade, como a adaptação dos veículos e das paragens ou a informação disponibilizada.
O Prémio Acessibilidade aos Transportes tem uma periodicidade anual e está integrado no Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade e no Plano de Acção para a Integração de Pessoas com Deficiência ou Incapacidades.

Fonte: Sol / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário