segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Dia Mundial do Braille

"O presidente da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) fala numa mudança, embora lenta, no que se refere à disponibilização de informação relevante para cegos, alerta que surge a propósito do Dia Mundial do Braille.

O Braille representa para as pessoas com deficiências visuais «a porta para a alfabetização e para uma comunicação escrita que está omnipresente», frisou o presidente de ACAPO, lembrando que ainda recebe muita «correspondência de organismos públicos que não vem em Braille».

Em Portugal existem cerca de 163 mil indivíduos com deficiências visuais, no entanto, estes números parecem não sensibilizar a sociedade para a mudança de hábitos, sublinhou Rodrigo Santos.

O presidente da ACAPO refere que há um crescente interesse de pessoas sem deficiências visuais em aprender Braille, tanto é que ao longo de 2009 a associação ensinou mais de uma centena de alunos a aprender a escrita numa formação de uma semana.

A associação tem recebido também mais pedidos de produção em Braille por parte de empresas privadas e organismos públicos, contudo, «ainda há pouca produção», porque «não há muita sensibilização», lamentou Rodrigo Santos."

Artigo de Fábrica de Conteúdos

Sem comentários:

Enviar um comentário